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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dislexia


Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico e deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSÃO.
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança.
Haverá sempre: dificuldades com a linguagem e escrita, dificuldades em escrever, dificuldades com a ortografia e lentidão na aprendizagem da leitura.
Haverá muitas vezes: disgrafia (letra feia), discalculia (dificuldade com a matemática), dificuldades com a memória de curto prazo e com organização.
Haverá às vezes: dificuldades com a linguagem falada, dificuldade com a percepção espacial e confusão entre direita e esquerda.
Fique alerta na fase da educação infantil, pois se a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.

Fonte texto e Imagem
http://smartkidsblog.blogspot.com/

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