CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

sábado, 17 de setembro de 2011

6 Dicas para Professores:


TDAH e Hiperatividade na sala de aula: Uma mensagem aos professores:

A profissão de educador é uma missão - uma promessa de coragem, força e esperança. Crianças com TDAH e hiperatividade podem ser muito desafiadoras. Esperamos colaborar com esta nobre missão , ajudando nossos jovens clientes e suas famílias, divulgando informações sobre TDAH, hiperatividade e co-morbidades e oferecendo orientações de qualidade.



Sobre as crianças e jovens com TDAH e hiperatividade, tenha sempre em mente:



1. Nem sempre querer é poder

“Ele agiria diferente se quisesse – faria a lição, ficaria sentado, não perturbaria tanto as pessoas”. Pode ser verdade – ou não. Uma criança ou jovem com TDAH ou hiperatividade pode ser muito “comportado” às vezes. Esta última parte – “as vezes” é o maior complicador. Como explicar que alguém é capaz de algo, mas somente algumas vezes? A questão pode não ser apenas mal-criação, falta de interesse ou preguiça – pode ser um problema orgânico, chamado TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade. Continue pesquisando sobre TDAH neste site.



2. Pode haver Déficit de Atenção sem hiperatividade – e também em meninas

Normalmente, o que mais incomoda é a hiperatividade, especialmente nas crianças mais novas. Porém, apenas um pouco mais da metade dos casos de TDAH são do tipo hiperativo ou combinado – o restante sofre especialmente com desatenção. Meninos apresentam TDAH – com ou sem hiperatividade – mais frequentemente que meninas. Mas isto não quer dizer que uma menina não possa ter TDAH, até mesmo do tipo hiperativo-impulsivo.



3. Não tente culpar os pais pelos problemas da criança – nem os pais deveriam culpar a escola

O TDAH não é sinônimo de limites ou problemas com a educação das crianças em casa. Os pais também sofrem muito com crianças e jovens com TDAH, especialmente quando há hiperatividade. Trate-os como parceiros, nas batalhas do dia-a-dia. Pais e professores tem muito a dar, uns aos outros. Uma boa realção de parceria é o melhor para a criança e ajuda a minimizar a carga, para ambos os lados.



4. Antes de falar com os pais sobre TDAH, peça a opinião de outro colega ou do psicólogo da escola

Faça uma lista dos comportamentos que você acha mais relevantes, não apenas hiperatividade ou distração. Leve em conta o que é comum e esperado nas crianças da mesma faixa etária. Não tente fazer um diagnóstico – apenas relate o que você observou.



5. Convide os pais a observarem a criança na escola

Pode ser necessário dar aos pais a oportunidade de verificar as diferenças entre a forma de agir de seu filho e as outras crianças. Pode ajudar a sensibilizá-los para o problema - especialmente se a criança for filho único, neste caso os pais não tem base para comparação. O ideal é que os pais possam ver a criança durante uma aula e em interação com os colegas. Caso os pais não possam estar presentes de uma forma discreta, a criança poderá ficar mais agitada por algum tempo, até que se acostume com a presença deles.



6. Crianças com TDAH podem se comportar muito bem em situações novas / diferentes

Quando recebe atenção individualizada ou se encontra em situações novas, como visitas a médicos ou tratamentos psicológicos, a criança com TDAH e/ou hiperatividade pode não apresentar os sintomas dos quais a escola, professores e/ou pais se queixam. O fato dos sintomas não estarem presentes todo o tempo não significa que a suspeita seja errada ou que não seja necessário procurar tratamento.



Material baseado no "The ADD ADHD Information Library" at www.NewIdeas.Net, escrito pelo Dr. Doug Cowan.



http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/artigos/6dicasprofessores.html

2 comentários: