CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dificuldade para Aprender e Distúrbio de Aprendizagem


Dificuldade para Aprender e Distúrbio de Aprendizagem
"(Texto de minha autoria:Bruna Alves), publicado na Revista Expressão Regional, Edição de Setembro, na coluna "Guia Profissional"
Com a proximidade do final do ano letivo, acontece o xeque-mate para muitos pais: “Seu filho não consegue acompanhar os conteúdos!”. Antes de se desesperar e pensar que tudo está perdido, é preciso analisar com atenção os muitos fatores que podem influenciar nessa situação de não aprendizagem e, assim, saber qual o melhor caminho para ajudar seu filho. Em primeiro lugar, deve-se observar qual a causa desse problema. Existem situações que são as dificuldades de aprendizagem, ou seja, quando a criança não apresenta fatores cognitivos que justifiquem o não aprender. Nesses casos, todas as habilidades necessárias para a aprendizagem estão preservadas, mas, mesmo assim, a criança não está conseguindo assimilar o conteúdo proposto. Os fatores que podem acarretar nas dificuldades de aprendizagem são vários: existem algumas séries em que ocorrem mudanças nos conteúdos nas quais é comum que alunos que se destacaram nos anos anteriores apresentem quedas no rendimento; fatores emocionais e dificuldades em se adequar à metodologia proposta pela escola. Nesses casos, as crianças devem ser acompanhadas para que não ocorra queda na autoestima e nem defasagem de conteúdo. Contudo, através do auxílio dos pais, da orientação da escola e, às vezes, do acompanhamento individualizado de professores e profissionais específicos, as crianças tendem a superar as dificuldades encontradas sem maiores problemas. Noutra ponta, existem crianças que estendem essas dificuldades por um período maior ao que, geralmente, é esperado, sendo necessária uma avaliação mais específica, com profissionais habilitados a diagnosticar se as dificuldades que a criança está apresentando são relativas a distúrbios de aprendizagem, ou seja, ao cognitivo da criança. Para a criança, é um prazer imenso saber que é capaz de aprender e realizar as atividades conforme os professores e os pais esperam. A expectativa dos pais, em situações onde a criança está apresentando dificuldades para aprender, deve ser controlada e substituída por apoio e orientação, para que ela não se sinta incapaz de atender ao que os pais esperam dela. Da mesma forma, fingir que está tudo bem pode levar a criança a entender que os estudos não são importantes e desestimulá-la na busca de superar suas dificuldades. É importante que ela sinta-se amparada pelos pais e acolhida pela escola, tendo assim, segurança para enfrentar os obstáculos que possam surgir.

Um comentário:

  1. Já elogiei a Bruna por este texto e agora eu elogio você pela escolha. Parabéns e muito sucesso

    ResponderExcluir