Seguidores do Saber !

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,são de origem do Google

domingo, 17 de junho de 2012

Quando tudo foge ao controle...


 



Tá, sei que é normal. Todos acordam, dia ou outro, um pouco mais atrapalhado, mais agitado, mais esquecido, mais ansioso... Com o ritmo de vida que nos impomos é normal pirar geral várias vezes por ano.

Mas algumas pessoas parecem que não tem outra opção que não seja acordar assim, todos os dias da vida...
Desde pequenininhos, já tem recordações aflitivas dos dias de prova, de chamada oral, de vistoria dos cadernos, das reuniões de pais, festinhas de amigos, etc.

Depois, na adolêscencia, os problemas com a turma, as apresentações de final de ano, encontros com toda a família reunida, viagens, vestibular...

Na vida adulta surgem os problemas com o trabalho, com dinheiro, com metas, objetivos, diversão, namoros e mais uma série de outros maiores e mais assustadores ainda.

Isso não quer dizer que essas pessoas sofram de algum transtorno, mas pode ser uma possibilidade, que não deve ser descartada pela simples comodidade de esperar pra ver no que vai dar lá na frente. Até porque depois pode ser tarde pra voltar atrás em muitas decisões.

Saber que tenho TDAH não mudou em nada minha vida, nem meus problemas, mas me fez entender e aceitar limitações que sempre acreditei que poderiam ser mudados com um pouco mais de boa vontade e persistência. E isso fez muita, mas muita diferença pra mim.

Não dá pra falar pra alguém com TDAH ter mais autoconfiança na hora de fazer uma prova, não tomar uma atitude impulsiva sem razão ou não abandonar projetos que nem sequer começaram.

Você pode me dizer: mas todos nós somos assim!
Não existe um ser humano que nunca tenha agido desse modo pelo menos uma vez na vida. Mas para alguém que carregue o TDAH junto de si é um pouco mais complicado porque isso acontece o tempo todo, a vida inteira.



Ter TDAH não quer dizer que nada dará certo pra você, muito pelo contrário. Acredito que as pessoas bem direcionadas e devidamente estimuladas poderão, desde cedo, a aprender a lidar com a sua personalidade e seus limites.

Limite é a palavra exata para o sucesso de alguém com TDAH.
Do mesmo jeito que acordamos super pilhados, cheios de idéias e planos, podemos terminar o dia na mais completa fadiga mental. Ou vice e versa.

Saber a hora de começar e a hora de terminar determinada atividade (seja ela ótima de se fazer ou não) é essencial. Ter horário pra comer, dormir, encontrar amigos, ficar sozinho, tudo é importante pra manter o metabolismo e a mente funcionando o mais normalmente possível.

Mães, batam os pés e não retrocedam diante de seus filhos com TDAH que não querem ter regras, horários e só buscam o prazer, o tempo inteiro. Sei que é muito cansativo lidar com alguém que vive buscando fugir da disciplina, mas essa será a maior lição que poderá passar ao seu filho, mostrar a ele que sem limites, regras e disciplina, será difícil ele realizar qualquer sonho lá na frente.

E se existe um sentimento que acaba com a gente é não conseguir realizar nossos sonhos por pura falha nossa... Até hoje brigo com listas, estratégias, planos de organização que terminam no vazio, trocados por séries de TV, conversas no telefone e passeios intermináveis.

Por muito tempo acreditei que um pouco mais de determinação pra seguir meus planos funcionaria, que na verdade era de fato preguiçosa, lerda, desregrada, entre outras coisas.

Depois (com a ajuda da terapia tradicional, uma péssima opção no meu caso)comecei a tentar encontrar culpados pelos meus vícios de conduta. Sobrou pra mãe, pai, tio, vizinho, amigo. Valeu como revisão, mas não alterou a rotina como eu esperava.

E eu tentava de tudo, meu Deus como tentei!

Saber que existe uma razão química pra tudo funcionar dessa forma (ou não funcionar)ajuda, mas também não é a solução de tudo.
Estou reaprendendo a viver, todo dia um pouquinho mais e isso tem sido muito bom.

Pela primeira vez acho que tenho um pouquinho controle sobre a desordem que reina em volta de mim...

Fonte texto e imagens;
http://eutenhotdaheagora.blogspot.com.br/2011/02/quando-tudo-foge-ao-controle.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget