CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O que é Psicoterapia






Sempre as pessoas me perguntam por que deveriam fazer psicoterapia. Costumo dizer que a psicoterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e autonomia da pessoa, aumentando suas chances de ser feliz. Sim! Quanto mais a pessoa conhece sobre si, sua história de vida, o papel da cultura/sociedade e a história da humanidade – elementos que configuram os mais diversos comportamentos – esta pessoa pode ter melhor condição de analisar o contexto no qual ela vive, e tomar decisões mais assertivas para sua vida, aumentando, conseqüentemente, seu bem-estar.

Outra possibilidade é a de identificar necessidades e desenvolver habilidades para comunicar com clareza as emoções e sentimentos. Isso porque o psicólogo é um profissional que pode ajudar a descobrir porque você está tendo dificuldades em lidar com determinadas situações. Muitas pessoas, em algum momento da vida, podem, por exemplo, ter sido repreendidas ao falar sobre alguma limitação ou dificuldade pessoal e, hoje, têm dificuldade em entrar em contato com a raiva, o medo, a paixão… ou até mesmo expressar outros sentimentos como amor carinho, amizade…!



A partir da análise e compreensão dos comportamentos, do papel que assumem no contexto particular de cada pessoa, além das decisões que o cliente faz a partir de suas reflexões, terapeuta e cliente, buscam identificar, explorar e analisar ações, pensamentos, emoções e outros comportamentos que possam estar trazendo problemas ou transtornos tanto para o cliente como para a vida das pessoas que o rodeia. Dessa forma, na psicoterapia, técnicas e procedimentos são adotados para favorecer mudanças eficazes.








Existem diferentes abordagens psicoterapêuticas e todas elas dão sua contribuição para o crescimento do indivíduo. Cabe a cada um se informar e buscar aquela linha com que mais se identifica. Eu trabalho com a psicoterapia comportamental que é uma das abordagens da psicologia fundamentada na análise funcional do comportamento e se dedica a compreender e explicar a razão pela qual as pessoas se comportam, auxiliando na resolução de problemas e dificuldades da vida.

Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 8842 7744 - Salvador – Bahia
elidioalmeida.com


http://elidioalmeida.com/2013/04/16/o-que-e-psicoterapia/

domingo, 26 de maio de 2013

Atenção





Preste atenção, menino!

“Os professores sempre pedem aos seus alunos para “prestarem atenção”, mas pode ser que eles nunca ensinem como fazer isso. A prática de atenção plena ensina a criança a prestar atenção, e esta forma de prestar atenção melhora a aprendizagem acadêmica e sócio-emocional.

Atenção Plena é uma resposta bem efetiva ao estresse e melhora o processo neurológico chamado “função executiva”, ou seja, a habilidade de organizar tarefas, gerenciar o tempo, estabelecer prioridades, e tomar decisões. As crianças – incluindo aquelas diagnosticadas com problemas relacionados ao estresse – podem se beneficiar ao aprenderem a focar sua atenção, tornar-se menos reativas, e mais compassivas consigo mesmas e com os outros.”

Thich Nhat Hahn – Planting Seeds