CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

domingo, 5 de abril de 2015

Equoterapia.





O que é Equoterapia?

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho, objetivando a reabilitação e educação de pessoas com comprometimentos físicos, mentais ou comportamentais, auxiliando em seu desenvolvimento motor, psíquico e social. Emprega o cavalo como motivador para proporcionar ganhos físicos e psicológicos. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora, postura e equilíbrio.


As primeiras referências que se tem do uso da Equoterapia podem ser encontradas em 458-370 a.C. no livro “Das Dietas” de Hipócrates.


Em 1901, na Inglaterra, no Hospital Ortopédico de Oswentry, tem-se a primeira aplicação de Equoterapia em contexto hospitalar. Em 1965, na França, tornou-se matéria didática universitária (Salpentiére) e, ainda na França em 1972, é defendida a primeira tese de doutorado em medicina, com tema voltado para a Equoterapia.


Em 1989 é formada a Associação Nacional de Equoterapia - ANDE Brasil, com sede em Brasília, que oficializa a prática da Equoterapia no Brasil, e em 1997 o Conselho Federal de medicina a reconhece como prática terapêutica.


Também é reconhecida como método educacional que favorece a alfabetização, socialização e o desenvolvimento global de alunos portadores de necessidades especiais, pela Divisão de Ensino Especial da Secretária de Educação do Distrito Federal.





Por que o uso do Cavalo?


A Equoterapia consiste no uso de cavalos associada ao trabalho de fisioterapia, psicologia e técnicas de equitação para tratar, recuperar e integrar pessoas com problemas neuromotores, deficiências sensoriais (áudio - fono - visual), distúrbios evolutivos e/ou comportamentais ou ainda patologias ortopédicas de origem congênita ou acidental.


O motivo principal da utilização do cavalo na habilitação ou reabilitação motora, provém do movimento que o passo do cavalo transmite ao praticante, característico por ser ritmado, repetitivo e simétrico.


Esse movimento “tridimensional” (para cima e para baixo, para frente e para trás e para um lado e para o outro) provoca um deslocamento da pelve do praticante, semelhante ao que uma pessoa realiza ao andar, propiciando a conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem ou re-aprendizagem da marcha.


A utilização do cavalo como meio terapêutico não é uma técnica nova, no entanto, o seu uso tem se aprimorado e se expandido graças as pesquisas modernas, o que tem provocado evoluções e desenvolvimento em todas as áreas de trabalho que envolvem a saúde humana.

O Centro de Equoterapia Nova Canaã é uma empresa privada, regida pelas normas e princípios da ANDE do Brasil e utiliza os recursos terapêuticos oferecidos pelo cavalo, no intuito de conseguir o desenvolvimento global do indivíduo, ou seja, corpo, mente e espírito. Trata da habilitação ou reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física, mental ou com alterações comportamentais, bem como para indivíduos que buscam maior crescimento emocional e físico, através desta modalidade terapêutica.
Fonte:http://equoterapianc.blogspot.com.br/


Ps.Olá pessoal quero fazer uma resalva, eu estive pessoalmente na  nova Canaã e achei o espaço maravilhoso,amplo organizado.
Uma paz infinita foi o que senti ao adentrar aquele espaço maravilhoso.
Vale a pena você usar e dedicar  seu tempo em ir visitar.
Tenho certeza que todos sairam felizes vendo o trabalho executado por uma equipe de profissionais capacitados e enganjados em fazer o que gosta,
Em primeiro lugar servir ao próximo.
Parabéns toda equipe.
(Celia Macedo)


Contatos:
(75)9139-4045
(75)9139-3770
(75)3157-2205/(11)4657-5199
Email:nova canaãfsa@gmail.com