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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TDAH .APRENDIZAGEM...


TDAH pode aparecer como dificuldades na aprendizagem ou no trabalho- esteja atento!!












Provavelmente você já deve ter escutado termos como: "esse menino está sempre no mundo da lua", "parece que tem um bicho carpinteiro" ou então "essa aí vive no universo paralelo" dentre tantas outras. O que soa como engraçado, na verdade, pode ser sintomas de um transtorno sério e que causa, de forma gradual, sofrimento e prejuízos podendo chegar a baixo rendimento escolar ou constantes dificuldades e trocas de trabalho e até mesmo rechaço/rotulações, provocando o desencadeamento de outros sintomas negativos como a sensação de inadequação e baixa auto-estima, e se não tratado pode gerar no futuro dificuldades sociais, depressão...
Este transtorno pode apresentar um aspecto só ou os dois, a desatenção e a hiperatividade. Acomente cerca de 3% a 5% das crianças e tem uma predisposição genética além de ser influenciado por questões ambientais. O que existe é uma alteração na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro, ocorre uma alteração no sistema dos neurotransmissores. Quando as pessoas que apresentam este transtorno tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar. Essa região é responsável pelo controle do comportamento, pela capacidade de estar atento, pela memória, organização... Quem lembra do famoso personagem de Ziraldo, o Menino Maluquinho, que tinha "fogo no rabo" de tanto que corria de um lado para o outro além de viver tirando notas baixas na escola por estar com a cabeça nas nuvens? Este é uma bom exemplo do que ocorre.
Alguns sintomas são: Problemas de comportamento, dificuldades de respeitar as regras e limite impostos, agitação/ser estabanado, dar respostas precipitadas, não consegue aguardar a sua vez, mal humor, irritação, agressividade, evitação de tarefas que necessitem esforço mental constante, esquecimento ou perda de objetos, não termina as atividade, se distrai com frequência, não consegue se organizar... Se você se identifica ou reconhece esses sitomas em alguém é hora de buscar ajuda!

O TRATAMENTO

A busca por um profissional capacitado a fazer um diagnóstico específico é essencial, bem como a psicoterapia para que se possa reestruturar o ambiente e orientar os que convivem junto para a melhor forma de lidar com estas características, que causam prejuízo a todos envolvidos. No caso de crianças, o acompanhamento à escola pelo profissional é fundamental nesse processo. Envolve o uso de medicações específicas, contudo não deve ficar restrito aos psicofármacos, a terapia focada em organizar e modificar o comportamento é essencial no tratamento.
Quando em adultos, os sintomas se expressam em desatenção para atividades do cotidiano, como atrasos, desorganização, procrastinação, impulsividade, constantes mudanças sendo que já podem ter outros problemas associados, como o uso de bebidas/drogas, depressão, ansiedade, dificuldades sociais. O tratamento consiste em técnicas de psicoterapia e uso de medicação.

LIVROS

Para psicoterapeutas:
* Manual de Terapia Cognitivo Comportamental no TDAH- Knapp P. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002
* Princípios e Praticas em TDAH-Luís Augusto Rohde. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003

Para professores:
* Manual para a escola do TDAH: versão para professores- Edyleine Bellini. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000

Para leigos:
* Mentes Inquietas- Ana Beatriz Silva. Editora Objetiva, 2009

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