Seguidores do Saber !

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,são de origem do Google

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dicas de Livros infantis sobre crianças especiais


1-Alguém muito especial - 2ª edição
Autora:Miriam Portela
Editora:Moderna
China era diferente das outras crianças porque era portador da síndrome de Down. Neste livro, Tico, seu irmão mais velho, conta como conseguiu estabelecer uma comunicação e uma forte ligação com ele. No início não foi nada fácil, mas, com o tempo, Tico compreendeu que China era uma criança diferente e aprendeu muitas coisas com seu parceiro mudo, que "estava olhando pra dentro".

2-GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS
Autora:ANA CONSTANCA KATSUYA
Gabriel tem certeza que um super-herói irá visitá-lo em sua classe. Mas Gabriel e seus amigos não imaginavam o quanto especiais eram os seus novos amigos, Mariana e Samuel. O livro aborda o tema da inclusão.

3-Luiza
Autora:Cristina Maria Rosa
sobre uma criança com Sindrome Down

4-Livro : PÉ NA ESTRADA
Autor: ARI HESCK
Editora: IMPRENSA LIVRE
PÉ NA ESTRADA - uma aventura sem limites é um livro infantil, uma verdadeira lição de vida, de amor e perseverança. É uma história real de uma viagem de bicicleta, três garotos e um deficiente físico, que sozinhos foram para uma outra cidade e viveram muitas aventuras.

5-Livro : JULIA E SEUS AMIGOS
Autor: LIA CRESPO
Editora: NOVA ALEXANDRIA
Uma bela e envolvente história infantil, que traz para a sala de aula uma discussão inadiável: a integração de crianças com deficiências na escola comum. Trata-se da Educação Inclusiva, proposta pedagógica que é apresentada neste livro através das peripécias de Júlia, menina de oito anos, que tem deficiência física. Ela sempre havia estudado em escolas especiais para deficientes, mas agora enfrentará um outro desafio: estudar junto com crianças não deficientes, numa nova escola. Júlia, então, se pergunta: a escola tem rampas para que ela possa se locomover com a cadeira de rodas? As outras crianças vão compreendê-la? Será que a professora é legal? Um livro divertido e emocionante, que mostra a necessidade de se valorizar o diferente, eliminando a segregação e fazendo da escola um espaço de convivência plena entre crianças, pais e educadores.

6-Livro: RODRIGO ENXERGA TUDO
Autor: MARKIANO CHARAN FILHO
Editora: NOVA ALEXANDRIA
Rodrigo não liga que falem que é cego, mas prefere que se refiram a ele como deficiente visual. Só não gosta mesmo quando o chamam de ceguinho.
Agora, na nova escola, ele tem um grande amigo, o André. E as outras crianças da classe pouco a pouco vão percebendo que o Rodrigo consegue ver as coisas do mundo. Mas de formas diferentes pois, como não tem o sentido da visão, utiliza-se intensamente dos outros quatro para se relacionar com o mundo ao seu redor..

7- NINGUEM E IGUAL A VOCE!
Autora:Andrea Pinto Filipecki
Este livro serve tanto para o professor como as crianças que aprenderão que a individualidade é uma forma de respeito e aprendizado de si e do outro. Ao mesmo tempo, também conscientiza as crianças com necessidades especiais no sentido que são diferentes, e por isso mesmo, devem fazer parte da sociedade normalmente.

8-Patinho Feio
MARGARIDA NUNES DA PONTE
ANABELA CAIADO

9-Chibos Sabichões
Olalla González
Federico Fernández

10-Dança Down
Cláudia Coles
Livro infantil com braile
Editora Paulinas

11-Dorina Viu
"Dorina Viu" conta a infância de Dorina Nowill, criadora da fundação que leva seu nome e a maior instituição para cegos do país.
Editora Paulinas

Os profissionais dedicados à educação especial exigem material de apoio que permita tornar a leitura mais acessível a crianças com problemas do desenvolvimento.
Esta iniciativa tenta aproximar e estimular o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas
Os destinatários destes livros são pessoas com necessidades específicas: atraso global do desenvolvimento, perturbações específicas da linguagem (PEL), paralisia cerebral (PC), perturbações do espectro do autismo, dificuldades de aprendizagem, ou seja, utilizadores ou potenciais utilizadores da Comunicação Aumentativa.


-Sugestões e dicas de outros Livros Infantis sobre Crianças Especiais.Deixe o seu comentário
Fonte de Pesquisas:
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/
Imagem do Google


TERAPEUTA OCUPACIONAL
ESPECIALISTA DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH
E INTEGRAÇÃO SENSORIAL.

Um comentário:

  1. Olá,
    obrigada pelo carinho!
    adorei minha postagem aqui no seu blog.
    Parabéns pelo seu Blog.
    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget

Crianças Felizes Demais Nosso Blog!