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quarta-feira, 7 de abril de 2010

Uma Visão Geral sobre o TDAH


Tratamento

O tratamento de crianças com TDAH exige um esforço
coordenado entre os profissionais das áreas médica, saúde
mental e pedagógica, em conjunto com os pais. Esta
combinação de tratamentos oferecidos por diversas fontes
é denominada de intervenção multidisciplinar. Um
tratamento com esse tipo de abordagem inclui:

treinamento dos pais quanto à verdadeira natureza do TDAH
e em desenvolvimento de estratégias de controle efetivo
do comportamento;

um programa pedagógico adequado;

aconselhamento individual e familiar, quando necessário,
para evitar o aumento de conflitos na família;

uso de medicação, quando necessário.

Os medicamentos mais utilizados para o controle dos
sintomas do TDAH são os psicoestimulantes; 70% a 80% das
crianças e dos adultos com TDAH apresentam uma resposta
positiva. Esse tipo de medicamento é
considerado “performance enhancer”. Portanto, eles
podem, até certo ponto, estimular a performance de todas
as pessoas. Mas, em razão do problema específico que
apresentam, crianças com TDAH apresentam uma melhora
dramática, com redução do comportamento impulsivo e
hiperativo e aumento da capacidade de atenção.

O controle do comportamento é uma intervenção importante
para crianças com TDAH. O uso eficiente do reforço
positivo combinado com punições num modelo
denominado “custo de resposta” tem sido uma maneira
particularmente bem sucedida de lidar com crianças
portadoras do transtorno.

O sucesso na sala de aula freqüentemente exige uma série
de intervenções. A maioria das crianças com TDAH pode
permanecer na classe normal, com pequenos arranjos na
arrumação da sala, utilização de um auxiliar e/ou
programas especiais a serem utilizados fora da sala de
aula. As crianças com problemas mais sérios exigem salas
de aulas especiais.

Os adultos com TDAH apresentam resposta aos estimulantes
e outros medicamentos semelhante à das crianças. Eles
também podem se beneficiar aprendendo a estruturar seu
meio ambiente, desenvolvendo hábitos organizacionais e
procurando um aconselhamento profissional. Quando
necessário, uma psicoterapia de curto prazo pode ajudar a
enfrentar as exigências da vida e os problemas pessoais
do momento. Terapias mais prolongadas podem ensinar a
mudar comportamentos e a criar estratégias de
enfrentamento a pessoas que apresentam uma combinação
de TDAH e problemas concomitantes - especialmente
depressão.

Aumenta a cada dia o reconhecimento da eficiência dos
tratamentos na redução dos sintomas imediatos
apresentados por pessoas com TDAH. Os pesquisadores, no
entanto, acreditam que somente reduzir os sintomas das
crianças com TDAH não traz resultados satisfatórios a
longo prazo. Assim, aumenta a consciência de que os
fatores que predispõem todas as crianças à uma vida bem
sucedida são especialmente importantes para as crianças
que apresentam problemas relacionados a distúrbios como o
TDAH. Há uma maior aceitação da necessidade
de “equilibrar a balança” para as pessoas com TDAH.
Portanto, os tratamentos são aplicados para permitir
alívio dos sintomas enquanto se trabalha no sentido de
assistir a pessoa a construir uma vida bem sucedida. A
máxima “tornar as tarefas interessantes e fazer o
pagamento valer a pena” parece ser extremamente
importante para as pessoas com TDAH.


http://www.autistas.org/
Imagem do google
Escrito por:(Lucy Santos)

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