CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

O TDAH e suas metas.




O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não está ligado à inteligência, afetando pessoas de todos os níveis intelectuais,

incluindo aquelas com inteligência superior, e nem todos com TDAH têm inteligência abaixo da média.

 As dificuldades de concentração e organização vistas em pessoas com TDAH podem levar a uma avaliação errada da sua inteligência, 

mas as suas capacidades intelectuais e criativas podem ser muito boas, 

sendo que o transtorno afeta principalmente o controlo da atenção, 

da impulsividade e do planeamento, não a capacidade de aprender ou de entender.

Principais pontos sobre TDAH e inteligência:

A inteligência não é afetada pelo TDAH: O TDAH pode ser encontrado em indivíduos com níveis de inteligência baixo, médio e alto,

 e muitas pessoas com TDAH são altamente inteligentes.

Dificuldades não significam falta de inteligência:

 Os problemas de atenção, organização e foco que as pessoas com TDAH,

 enfrentam podem dificultar o desempenho escolar e profissional, mas não indicam falta de inteligência.

Habilidades criativas e intelectuais:

Pessoas com TDAH podem ter habilidades intelectuais e criativas excepcionais, 

destacando-se em áreas que exigem pensamento inovador.

Foco no desempenho: A inteligência não está relacionada com a capacidade de realizar tarefas de forma consistente, mas sim com a capacidade de processar informação e de resolver problemas, 

as quais podem ser prejudicadas pelo TDAH.

Perceção errada: É um erro comum associar o TDAH com uma inteligência muito baixa, 

o que pode levar a uma subestimação de algumas pessoas inteligentes com TDAH.





Em resumo:

O TDAH não define a inteligência de uma pessoa. 

Em vez disso, afeta as funções executivas do cérebro, 

como planeamento, organização e controle de comportamento, 

o que pode impactar a forma como a pessoa interage com o mundo e com as tarefas diárias. 

Com o apoio e as estratégias adequadas, as pessoas com TDAH podem alcançar o seu potencial intelectual máximo. 


Imagens e textos do google

Desafios Comuns do Autista



Sensibilidades Sensoriais: A hipersensibilidade pode tornar o toque, calor corporal e outros estímulos sexuais desconfortáveis ou dolorosos, enquanto a hipossensibilidade pode não ser bem compreendida como falta de interesse.

Comunicação Social: Dificuldades em entender e comunicar desejos sexuais e limites podem gerar mal-entendidos, especialmente em situações de flerte e intimidade.

Barreiras Sociais: A ausência de participação em comunidades de socialização e a dificuldade em ler pistas sociais podem impedir o desenvolvimento de relacionamentos românticos.

Educação Sexual: A falta de educação sexual adequada sobre o que é socialmente apropriado pode levar a comportamentos sexuais inadequados.

Abordagens e Suportes

Comunicação Aberta: É crucial ter conversas claras e regulares sobre relacionamentos e emoções, explicando o que é apropriado e o que não é.

Adaptação Sensorial: Desenvolver estratégias e ajustes para as necessidades sensoriais do parceiro autista pode levar a uma vida íntima mais satisfatória.

Educação e Informação: Procurar informações acessíveis e apropriadas sobre educação sexual é fundamental para pais, cuidadores e os próprios autistas.

Orientação Profissional: Profissionais devem oferecer orientação lógica sobre relacionamentos e estratégias, e ter uma mentalidade flexível para entender as necessidades do paciente como um todo.

                                               Aceitação e Comunidades: 

É importante que pessoas autistas se sintam aceites em comunidades, tanto as autistas quanto as LGBTQIA+, para que possam ter suas experiências sexuais validadas e se sentir seguros para explorar a própria sexualidade. 


Textos e imagens do google