O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. As características incluem dificuldades de comunicação, padrões de comportamento restritos e interesses limitados.
O autismo pode variar em gravidade, e os sintomas podem se manifestar de diferentes maneiras em cada indivíduo.
O diagnóstico é feito com base em observações comportamentais e avaliações clínicas, e existem várias abordagens de tratamento, incluindo terapia comportamental e suporte educaciona
"O que é o autismo?
De acordo com a Associação de Amigos do Autista (AMA), o autismo é “um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação”. Considera-se o autismo como uma tríade de dificuldades: dificuldade de comunicação, socialização e de uso da imaginação, sendo a dificuldade de socialização o ponto crucial do autismo.
O que causa o autismo?
Por muito tempo, acreditou-se que o autismo fosse ocasionado pela falta de contato da mãe com o bebê, aceitando-se que a frieza ou rejeição da mãe era a causa do problema. Entretanto, hoje se sabe que isso não é uma verdade e que a etiologia do autismo é múltipla. Entre os fatores que podem determinar esse problema, podemos destacar alguns fatores genéticos, o uso de certos medicamentos e infecções durante a gestação.
O que pode caracterizar o autismo?
O autismo pode ser observado logo no início da vida do paciente, sendo comum a ocorrência de alterações em torno dos três anos de idade. Geralmente, os pais iniciam suas preocupações quando o paciente ainda não desenvolveu linguagem, por volta dos 12 meses aos 18 meses. Entre os sintomas que podem aparecer em autistas e que são sinais de alerta, podemos destacar:
Bebê não imita;
Bebê não gosta de colo;"
https://brasilescola.uol.com.br/saude/autismo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário