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sábado, 27 de setembro de 2025

A relação entre autismo e QI

 


A
relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Quociente de Inteligência (Q.I.) é complexa e não uniforme, contrariando mitos de que todos os autistas possuem deficiência intelectual ou altas habilidades. Na realidade, o autismo abrange um espectro de capacidades intelectuais, assim como a população em geral. 

Pontos-chave sobre autismo e Q.I.

Variação ampla: O espectro do Q.I. em pessoas autistas é diversificado. Algumas podem ter deficiência intelectual, enquanto outras têm inteligência na média ou até acima dela.

Deficiência intelectual: Cerca de 40% das crianças autistas podem apresentar algum nível de deficiência intelectual (Q.I. abaixo de 70). Nesses casos, o desempenho em testes pode ser desigual, com maior dificuldade em habilidades verbais do que em tarefas espaciais ou motoras.

Inteligência na média ou acima: Muitas pessoas autistas, principalmente aquelas com autismo leve (antiga síndrome de Asperger), têm inteligência dentro da média ou superior. Embora possam ter habilidades linguísticas preservadas, ainda enfrentam desafios sociais e de comunicação.

Altas habilidades: A "dupla excepcionalidade" ocorre quando um indivíduo autista também apresenta altas habilidades ou superdotação. Nesses casos, há talentos notáveis em áreas específicas, como matemática ou artes, o que desafia o sistema de saúde e educação a oferecer suporte adequado.

Habilidades cognitivas e pontos fortes: Pessoas autistas podem ter pontos fortes, como pensar de forma visual, memorizar informações rapidamente ou demonstrar hiperlexia (aprender a ler muito cedo). Os interesses intensos em áreas específicas também podem ser uma característica notável.

Desafios em habilidades cognitivas: Apesar de potenciais pontos fortes, indivíduos autistas podem ter dificuldades em raciocínio abstrato, integração social e compreensão verbal e social.

Limitações dos testes de Q.I.: O teste de Q.I. não é uma medida completa de inteligência, pois foca em resolução de problemas e adaptação. A inteligência é um conceito mais amplo, e a cognição social, por exemplo, é um aspecto importante que os testes tradicionais não capturam. 

Em resumo, a inteligência no autismo é um espectro tão amplo quanto o próprio transtorno. Não se pode generalizar a capacidade intelectual de uma pessoa autista com base em preconceitos, sendo necessária uma avaliação individual que considere os diferentes aspectos cognitivos e adaptativos. 



Imagens e texto: Google

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