Autismo não verbal" refere-se a indivíduos no espectro autista que têm dificuldades significativas em usar a fala para se comunicar, podendo não falar nada ou ter vocabulário muito limitado. Contudo, isso não implica ausência de comunicação ou compreensão, pois estas pessoas frequentemente usam outras formas, como gestos, linguagem corporal e sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como cartões com imagens ou dispositivos eletrónicos.
Características principais
Comunicação: O uso da fala é inexistente, muito limitado, ou não significativo para a comunicação.
Compreensão: A incapacidade de se expressar verbalmente não significa que a pessoa não compreenda o que é dito.
Canais alternativos: A pessoa pode comunicar através de gestos, linguagem corporal, e/ou Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
Outras formas de comunicação: A CAA inclui o uso de símbolos, cartões de comunicação (como PECS), ou aplicativos que produzem voz a partir de símbolos selecionados.
Importância do apoio
Estratégias de intervenção: É crucial que familiares e educadores usem estratégias que estimulem a comunicação e a aprendizagem, como a CAA.
Não é um diagnóstico definitivo: O termo "não verbal" não é fixo; muitas crianças com autismo não verbal podem desenvolver a fala com intervenção precoce e adequada.
Foco na inclusão: Ajudar o indivíduo a desenvolver suas formas de comunicação é essencial para a sua inclusão e qualidade de vida.
Sinais e intervenção
Se notar que o seu filho ou aluno não está a atingir marcos linguísticos, procure um profissional, como um terapeuta da fala.
A intervenção deve ser um trabalho conjunto com a família, adaptada às necessidades e interesses da pessoa, para potenciar a sua funcionalidade e independência.
Imagens e textos:google
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