CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Autismo e TDAH



 Autismo e TDAH são duas condições neurobiológicas distintas que podem coexistir na mesma pessoa (comorbidade), o que pode complicar o diagnóstico e o tratamento. Enquanto o autismo envolve dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos restritos e repetitivos, o TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz, é essencial uma avaliação por uma equipa multidisciplinar de especialistas. 

O que é o Autismo (Transtorno do Espectro Autista - TEA)?

Definição: Uma condição neurobiológica que afeta a comunicação e o comportamento. 

Características: Dificuldades na interação social e comunicação, e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. 

O que é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)? 

Definição: Um transtorno caracterizado por níveis excessivos de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. 

Características: Dificuldade de concentração, inquietação, e impulsividade. 

Autismo e TDAH: A Possível Coexistência (Comorbidade)

Comorbidade: É possível que um indivíduo tenha tanto autismo quanto TDAH simultaneamente. 

Impacto: A coexistência dos dois transtornos pode tornar o diagnóstico e o tratamento mais complexos. 

Diferenças na Concentração: Uma pessoa com TDAH pode ter dificuldade em manter a concentração em qualquer tarefa, enquanto uma pessoa com autismo pode ter um "hiperfoco" intenso em áreas de interesse específico, o que pode ser confundido com atenção, mas é um sintoma do TEA. 





Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico: Apenas um médico especialista pode diagnosticar o autismo, o TDAH ou a coexistência dos dois. 

Avaliação: O profissional analisará os sinais e sintomas relatados pelos pais e educadores para traçar um padrão de comportamento. 

Abordagem: O tratamento deve ser individualizado e pode envolver medicamentos, psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e adaptações no ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário